Mobilidade
Ciclofaixa do Laranjal tem local conhecido
Com a implantação, junto ao canteiro central da avenida da praia, trânsito de bicicletas no Calçadão ficará proibido
Paulo Rossi -
A localização da nova ciclofaixa do Laranjal foi divulgada nesta quinta-feira (6), após consulta popular feita pelo Colab, aplicativo da prefeitura de Pelotas. O projeto escolhido coloca a ciclovia, com extensão de 1,2 quilômetro, no canteiro central da avenida Dr. Antônio Augusto Assumpção. A inauguração deve ocorrer em até dois meses.
Após 46 dias de votação, 77% dos participantes escolheram a primeira proposta como a melhor. No projeto, a ciclofaixa inicia próximo a rotatória da avenida José Maria da Fontoura e segue pela Dr. Antônio Augusto Assumpção até o trapiche, seguindo o contorno da praia. Na segunda proposta a ciclofaixa estaria no Calçadão do Laranjal, com sinalização horizontal, mais próxima da orla.
Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, a ciclovia será feita no lado contrário à praia, terá dois sentidos e largura de 2,2 metros. Não serão necessárias grandes intervenções para execução da obra, pois é necessário apenas pintar a faixa, colocar tachinhas e tachões, e instalar a sinalização vertical. Alguns desses recursos, como os tachões, terão que ser comprados, o que pode estender o prazo para a entrega da obra.
Com a implementação da ciclovia o trânsito de bicicletas no Calçadão será proibido, exceto para crianças com menos de sete anos. Atualmente já existe uma placa que orienta os ciclistas a evitarem o local. No entanto, o secretário reconhece que não há como autuar as bicicletas e que o trabalho maior será educar os ciclistas para que façam uso da via exclusiva.
"Vai ser bom ter um lugar específico", afirma o pedreiro Márcio Pereira, 38, que diariamente pedala pelo Laranjal para ir ao trabalho. Ele disse que já procura ir pela rua, devagar e com cautela. A museóloga Talita Silva, 29, ainda acha o Calçadão a melhor opção, mesmo sabendo que parte dos pedestres não gosta de dividir o espaço com as bicicletas. "Nunca recebi reclamações", garante ela. Já o metalúrgico Nildo Oliveira, 30, que passeava pela praia nesta tarde, não tinha conhecimento da consulta popular e acha que deveriam ter sido pensadas outras opções, como a ligação da nova ciclofaixa às outras já existentes e por ruas asfaltadas.
Consulta Popular:
Total de votos
669 (61% são homens e 39% são mulheres)
Faixa etária:
- 2,4% tem menos de 19 anos
- 23% tem entre 20 e 29 anos
- 34,1% tem entre 30 e 39 anos
- 10% tem entre 40 e 49 anos
- 14,6% tem acima de 50 anos
Bairros com maior participação:
- Laranjal, com 181 votos
- Centro, com 111 votos
- Três Vendas, com 70 votos
- Areal, com 65 votos
- Fragata, com 49 votos
- Porto, com 11 votos
- Arco Íris, com sete votos
- Balneários dos Prazeres, Guabiroba e Obelisco, com seis votos cada
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário